quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Não estamos sozinhos ou, juntos somos mais fortes?

João Wagner Galuzio 

Nem é sutil essa distância imensa. Falando sobre equipes enfrentei esse dilema. Qual dessas frases seria mais distintiva para o 'trabalho em equipe'? Sim, as duas formas podem ser consideradas, mas me parece haver uma diferença essencial.

As duas parecem detalhar bem o trabalho em equipe, mas a primeira expressão sugere uma perspectiva primeiro sobre indivíduo e daí para o coletivo, diferente da segunda forma que dá ênfase primeiro ao grupo.

Fiquei a imaginar: Se o time como um todo está com sua autoestima baixa, demonstrar que 'não estamos sozinhos' talvez seja mais efetivo. Se, de outro lado, caso haja excesso individual de autoestima, talvez fosse razoável, ou indispensável, destacar como somos mais fortes juntos para não surgirem 'salvadores da pátria' aqueles indivíduos que solapam qualquer senso de equipe.

Se, querendo fortalecer o time, não entendermos essa variação, poderemos mais fragilizar do que agregar.

Esta reflexão quer mostrar que, para comunicar, mais do que dizer palavras é preciso entender como todos as irão interpretar.

O que você acha? Prefere não estar só ou,  prefere ser mais forte, com seus colegas?

Deixe sua opinião!





quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Não é negacionismo!

João Wagner Galuzio 

Somos todos negacionistas. Uns, bem-humorados, negam o título mundial do Palmeiras, o primeiro campeão.

Eu também nego. Não reconheço aquela imagem distorcida que insiste em me enfrentar, no reflexo do espelho. Parece comigo, só que  imenso. Tem aqueles que não percebem a maturidade dos filhos, tem filho que nega a sabedoria dos pais.

A negação é uma malandragem do nosso cérebro para nos proporcionar uma vida mansa. Idealizamos um mundo inocente onde tudo fica bem resolvido em nossa razão cartesiana. Esse negacionismo inocente pode ser natural e até saudável. 

Não! Não é negacionista quem, senhor consciente dos fatos e das consequências, insiste em enganar àqueles inocentes. Não é negacionismo quando percebemos, entendemos e interpretamos os fatos para obter vantagens. 

Negação como método, falácia por princípio,  dissimulação no argumento e malícia na intenção,  não são predicados do negacionista, mas vícios de falsários ou estelionatários e alguns, políticos populistas.

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Série Acrônimos: dizeres difíceis para lembranças fáceis.

Os acrônimos são mnemônicos! 

Hein? Vou simplificar! 

As iniciais de palavras que, combinadas e lidas, letra a letra, como FGTS ou IBGE, são siglas, mas se podem ser lidas como uma nova palavra como UNESCO, SMART ou SEBRAE, são acrônimos.

Se amnésia é falta de memória, mnemônico é tudo aquilo que usamos para tornar nossa memória mais eficaz.

Aqui, eu inauguro uma série de acrônimos que são muito usados no dia-a-dia ou, no mínimo, outroa que são curiosos. Seja SMART e não perca a próxima edição que virá ASAP.


sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Gente, agente transformador.

                                              Angel Soul

Anjos, nascemos comuns, como um.
Todos nós, bebês, somos anjos.
Aos poucos, nos humanizamos.

Felizes , nossa infância aflora,
o que, em nós, a natureza melhora.
Nossa consciência, nosso caráter e
descobrimos todos, quem somos.

Ah, sim. 
Adolescer, diferente, pode ser doloroso.
É preciso aquiescer, para não adoecer
nossa identidade e se permitir, florescer.

Depois de crescer, ser gente, como agente transformador, transforma dor em arrebatamento.

Consciência, Inteligência, Serenidade, é tudo e é só o que é necessário para valorizar nossa diversidade, em cada diversa idade.

Ser felizes é o que todos buscamos, só isso.