João Wagner Galuzio
Escrevedor e Cantador.
Dudas arrependidos e Santanas presos, as estratégias para resolver o problema que o próprio governo federal criou, desde as fraudes envolvendo a responsabilidade fiscal em 2014 e 2015, envolvem fazer novas cooptações, novos 'acordos'... e, para abafar, esse governo (#sóquenão) convoca 'juristas' e 'intelectuais' para o defender. Nem vou me ocupar dos artistas (sem aspas), considerando que sejam mesmo profissionais, embora equivocados.
Agora, nunca vi tanto 'jurista' junto na minha vida. Fiquei intrigado acerca das qualidades distintas entre um advogado e um jurista, ou jurisconsulto. Uma consulta tosca aos dicionários me fez parecer que além do bacharelado, condição básica para que um graduado seja testado e aprovado pela sua Ordem, para que, Advogado possa exercer sua profissão honradamente. O jurista, além disso, deve ter especialização e elevado saber jurídico, suficientes para indicar e, ou, sugerir novas doutrinas, jurisprudências ou paradigmas.
Mas não é o que vejo... Muitos Advogados, por competentes que sejam, são logo elevados à condição de 'juristas' (assim, entre aspas mesmo).... Chega....
O mesmo se aplica ao 'intelectual'.... E, neste caso, a apresentação ligeira mais razoável encontrei está em: <http://www.dicio.com.br/intelectual/> cujas explicações são quase redundantes (inteligente, mental), mas também é apresentado como "Pessoa que expressa um grande interesse pelas coisas relacionadas com a cultura, a literatura, a música, as artes etc."
Então, adivinhe. Parece-me que muita boa gente apesar dessa atitude acima, talvez não seja exatamente inteligente. Vou escandalizar. Uma classificação objetiva para um indivíduo 'intelectual' talvez pudesse ser expressa em sua formação ou titulação. No entanto vejo muita gente muito simples, com formação básica, bastante razoável. Enquanto outros, doutos, premiados e festejados, vão esbanjando mediocridades....
Preciso citar Ariano Suassuna que, numa palestra a alunos dizia... "Quando vejo atribuírem o título de 'genial' para Chimbinha, que predicado poderei usar para Beethoven?"
Está faltando um bocado de humildade para muitos 'juristas' e 'intelectuais' se não, que predicados terei que atribuir a Ruy Barbosa ou para Hely Lopes Meirelles? Que adjetivos terei que criar para reconhecer Darcy Ribeiro ou para Cesar Lattes?
Nenhum comentário:
Postar um comentário