segunda-feira, 12 de março de 2018

Pátria Educadora ou mátria ditadora


Extemporâneo uns irão dizer, conservador por essência outros decidirão. Eu, do meu jeito, considero o que escrevo tempestivo e pragmático, dado que sua sombra ainda nos assombra. Contestar meus neologismos boçais não poderão, aqueles que se inflamam por sua "presidenta".


Não vou cometer a grosseria de chamar de 'poste' aquela senhora, dona de versos e provérbios únicos e indizíveis. Não poderia ofender a categoria destes gigantes pilares que, muito úteis, sustentam eficientes nossa energia, o que não podemos dizer 'de uma' economista que não entende os fundamentos de sua ciência. 

Sua primeira passagem pelo planalto foi algo lamentável, embora avalizada por milhões de mentes tão generosas, dóceis ou ingênuas. Sua recondução, todavia, foi um espetáculo detestável de toda sorte. A inapta mandatária em seu inepto desgoverno produziu retrocessos insustentáveis em prejuízo do crescimento sustentável. 

Desde sua nova gestão imaginou um slogan exortando a nobilíssima vontade de seu (sic) novo mandato. Exortações muitas vezes pretendem algo que, na prática, se revelam armadilhas que menos orientam ou estimulam e mais confundem ou desmobilizam. Estupenda vocação, a verborrágica senhora bradou pela "Pátria Educadora". Não obstante o nobre mister, sua sirene trombeta desnuda obscena vocação para patrocinar a desinteligência feito ideologia pavloviana. 

Vociferando 'pós-verdades' alucinantes, pretendeu a pasteurização das mentes desde dementes intelectuais serviçais. Pavlov e Pasteur, notáveis cientistas que me perdoem sua referência, que descansem em paz, enquanto sofremos a dor da ignorância eloquente das não-metas dobradas. Se outro notório frade medieval inventou suas partidas dobradas como método de equivalência, Vossa Excrecência 'de uma' vez inventou o planejamento sem referência, sem origem ou destino para delírio e apupo de seus iguais. 

O discurso de uma pátria educadora, é tão bonito na letra, como é nojento na prática que vai tratorando mentiras na forma de pré verdades com seu jeito 'mátria ditadora', truculento método de determinar a sua estrábica miopia como a lente de todo mundo.

Nenhum comentário: