terça-feira, 10 de setembro de 2013

Pedagogia Empresarial – Uma alternativa efetiva de Gestão do Conhecimento para a Educação Corporativa.




João Wagner Galuzio
Escrevedor e Cantador

Alvin Toffler em seu livro “A terceira onda” apresenta uma análise da evolução humana em que classifica algumas das principais revoluções de nossa história e as denomina como “ondas”.
A primeira onda refere-se ao estabelecimento do homem em comunidades que se fixavam ao território explorando a agricultura e, por consequência, abandonando o caráter nômade que prevalecia até então. Surge um conjunto mais elaborado ou regulado, diversificado e complexo de famílias ou clãs, que encontra terreno bastante fértil na Mesopotâmia entre os rios Eufrates e Tigres, derivando para o conceito de “civilização” como conhecemos hoje.
Depois desta primeira onda, uns poucos milhares de anos atrás, o homem desenvolve novas tecnologias de produção no contexto da “Revolução Industrial” a cerca de 300 anos, repercutindo em novas organizações ainda mais elaboradas e formas de trabalho mais especializadas, denominada “a segunda onda”. Desde a segunda metade do século XX, em parte em função do muito alto nível de desenvolvimento dos sistemas de informação e de comunicação, passa-se a observar uma nova inflexão na nossa brevíssima história humana, cuja principal inovação, segundo Toffler, “está no fato de que o conhecimento passou a ser, não um meio adicional de produção de riquezas, mas, sim, o meio dominante” (grifo nosso).
É bastante verdade que enquanto muitas empresas percebem esta realidade e até mesmo ampliam os seus limites produzindo, todos os dias, o estado-da-arte das estratégias e estruturas organizacionais compatíveis a essa nova “Sociedade do Conhecimento”, outras empresas parecem estacionadas no início do século XIX. Sim, século dezenove, você não leu errado e, de fato, não é raro as encontrar surgindo e, principalmente, desaparecendo depois de iniciativas até empreendedoras, mas míopes e insustentáveis.
Aqui se pretende entender minimamente alguns fatores determinantes e distintivos de sucesso das melhores empresas que buscam reconhecer, desenvolver e aplicar novas técnicas, práticas e saberes para a sua gestão integrada e o seu desenvolvimento sustentável.
A Administração, enquanto novo ramo do conhecimento das Ciências Sociais aplicado às empresas de toda natureza, cria e compartilha todos os dias fórmulas ou soluções inovadoras e inéditas para enfrentar o desafio da competitividade crescente e implacável num ambiente muito dinâmico e instável.
Entre tantas mudanças e inovações -muitas de modo efêmero- algumas parecem oferecer alternativas e possibilidades duradouras para esta terceira onda, como os conceitos de Gestão do Conhecimento e Learning Organizations ou, organizações flexíveis e adaptáveis que aprendem e melhoram de modo contínuo, reconhecendo e desenvolvendo conhecimentos necessários para a realização de cenários diversos e complexos.

Essas organizações ou empresas estão desenvolvendo amplos e sofisticados programas de treinamento e de desenvolvimento de seus profissionais de maneira integral e constante proporcionando a educação corporativa de toda a comunidade interna e, por vezes, a comunidade externa também. Integral porque combina aspectos eminentemente pragmáticos, técnicos e operacionais com outros de caráter afetivo-emocional e pessoal. É possível encontrar instituições que ao mesmo tempo em que transferem para suas equipes tecnologia bastante para utilização de caríssimos aplicativos de sistemas de informação, oferecem alternativas de desenvolvimento pessoal e investem na sua melhor qualidade de vida por meio de intervenções lúdicas e instrucionais como dança, ioga, artesanato, teatro etc.
Profissionais de diversas áreas têm sido escalados como executivos para garantir a mais efetiva gestão do conhecimento e a melhor educação corporativa dos funcionários das melhores empresas para trabalhar em todo o Brasil. Podem-se encontrar engenheiros, economistas, administradores e, principalmente, os que são graduados em ciências sociais como a psicologia, a pedagogia, a sociologia e antropologia, entre outros.
Não obstante esta variedade de profissões uma em particular parece se destacar como tendência de uma abordagem mais categorizada e preparada para desenvolver projetos de formação pessoal e profissional, pedagógicos e, também, andragógicos: a Pedagogia Empresarial. Esta modalidade profissional, bastante recente em todo o mundo, combina fundamentos da gestão do conhecimento para a mais eficaz educação corporativa.
Como todas novas profissões emergentes nesta era do conhecimento e da informação, a Pedagogia Empresarial aplica conceitos de administração como projetos e estratégia com conteúdos e metodologias próprias das ciências da educação e do comportamento humano. A formação interdisciplinar deste profissional é condição essencial para o seu sucesso.

Um comentário:

Unknown disse...

É isso ai! da pedagogia a andrologia.... o que importa mesmo é “nunca podemos deixar de ter interesse em se renovar e atualizar os nossos conhecimentos”, pois isso sempre foi a chave da humanidade e agora no tempos atuais isso é cada vez mais necessário, tanto para se sustentar profissionalmente como também para manter a sua saúde social e mental.